Existem duas grandes certezas que rondam os acampamentos farroupilhas: a presença da Chama Crioula e a preparação de um churrasco.

Não por menos, o churrasco é a comida símbolo do Rio Grande do Sul. No ano de 2003, o então governador do Estado, Germano Rigotto, sancionou a lei nº 11.929, instituindo este prato tão tradicional como o prato típico, ao lado do chimarrão como bebida típica. Ambos são comemorados no dia 24 de abril, data de fundação do 35 CTG.

Pelo sul, sabe-se que a carne assada remonta dos primórdios da história, e que a forma mais rudimentar de assá-la vem do tempo dos guaranis.

Até hoje, é comum nos finais de semana nas casas e entidades tradicionalistas, ser servido churrasco nas refeições. Seja feito na churrasqueira de pedra, de latão, ferro, ou até mesmo em um buraco no chão, a receita permanece sendo a preferida dos gaúchos.

E no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, não é diferente. O 20 de setembro já inicia com o Desfile e com a fumaça subindo por todos os piquetes.

Confira a galeria de imagens deste dia tão especial para todos os gaúchos:

Fotos: Sandra Veroneze

Texto: Tuanny Prado

Compartilhe

Deixe uma resposta

Fechar Menu