A definição dos credenciados é sempre esperada com expectativa. Em Rolante/RS, na credenciadora organizada pelo Núcleo Encosta da Serra, não foi diferente. No entanto, a pandemia e o combate à Covid-19 implicam em decisões assertivas, como a de esvaziar o Parque de Exposições Vitor Matheus Silveira, na tarde de sábado (27), a fim de envolver o menor número de pessoas possível. Além disso, a organização definiu – em comum acordo entre todos os ginetes – pela antecipação da etapa final da credenciadora.

Com apenas os jurados nas arquibancadas, e com os demais cuidados estipulados pelo protocolo sanitário e de distanciamento social – produzido pela ABCCC em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (leia abaixo para saber mais) -, a atividade de seleção foi concluída com êxito. O presidente do NCCC Encosta da Serra, Evaldo Rosa, agradeceu o apoio de todos que contribuíram para a conclusão da prova. “Foi a primeira credenciadora na nova sede do núcleo, que está ainda em construção, e conseguimos concluir. Resta agradecer”, disse Evaldo, homenageado pela ABCCC na premiação.

A líder na categoria fêmeas justifica as razões pelas quais uma decisão é sempre muito esperada. A zaina colorada Estampa Domingueira do Beribá, filha de Qüinchamalo do Infinito e Kibaiana Tupambaé, montada por Lindor Collares Luiz, saiu do 10ª lugar na noite de sexta-feira para entrar entre os oito conjuntos de sua categoria na fase final. Com um grande desempenho na prova de Campo II, saltou à liderança e terminou como líder da Credenciadora Norte de Rolante, com 18,911.

>>> Clique aqui para acessar a planilha final da Credenciadora de Rolante

Situação semelhante viveu Gladiador do Imbuial. Montado por Nei Eduardo Rodrigues Lima, encerrou a sexta-feira em 6º lugar. O sábado, portanto, foi marcado por momentos de superação, especialmente nas provas funcionais. Depois de Mangueira II, assumiu a liderança para não mais perdê-la. De pelagem zaina bragada rabicana, é filho de Viragro Rio Tinto e Barro Preto Amanecida, e finalizou a atividade com 18,386 de média.

Os 37 conjuntos que participaram da seletiva desde a última sexta-feira (26) foram julgados pelo trio de jurados formado por João Luis Arísio, Marco Antônio Stumpf e Rodrigo Albuquerque Py. O técnico responsável, credenciado à ABCCC, foi Thiago Orlando.

>>> Clique aqui para relembrar os resultados de sexta-feira da Credenciadora de Rolante

Nota oficial sobre as ações de combate ao novo coronavírus
Sem público e com muita responsabilidade. Assim como as atividades anteriores, sediadas em Esteio/RS – como o Bocal de Ouro 2020 – a credenciadora de Rolante (RS), organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Encosta da Serra, também foi realizada dentro dos padrões legais e sanitários exigidos pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A execução da atividade cuja única premissa é a seleção da raça Crioula esteve em conformidade com as determinações feitas pelas autoridades públicas em todas as esferas. Lembrando, sempre, que a retomada foi autorizada após a produção de um protocolo sanitário desenvolvido em conjunto com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, com o objetivo de dar continuidade às etapas de seleção.

Entre os itens deste protocolo está o cadastramento prévio de quem irá participar das atividades. São permitidas apenas a presença de um ginete, um tratador, um representante dos donos dos animais e a organização. Além disso, todos têm sua temperatura medida na entrada, respondem a questionários de sintomas, devem respeitar todas as regras de distanciamento social e uso de máscaras, inclusive os ginetes.

Outras atividades já foram realizadas com êxito e aprovadas por autoridades sanitárias pela condução da forma como que ocorreram. A ABCCC também vem promovendo campanhas de prevenção e combate à Covid-19 em suas comunicações digitais.

Para ler mais, acesse: https://www.cavalocrioulo.org.br/noticias/detalhes/135718/ciclo-do-freio-de-ouro-sem-publico-rolante-credencia-oito-conjuntos

Compartilhe

Deixe uma resposta