DTG Morro da Tapera faz homenagem a Anita


Lutar por igualdade e justiça hoje é tão atual quanto há 200 anos quando Anita Garibaldi juntou-se à Revolução Farroupilha para defender seus ideais. O paralelo entre os enfrentamentos vividos pelas mulheres ao longo dos tempos é o foco do Projeto Cultural Novas Anitas, apresentado pelo DTG Morro da Tapera em mais uma edição virtual dos Festejos Farroupilhas. A programação – organizada pela Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ) – começa no dia 13 e vai até 17 de setembro pelos canais de YouTube, Facebook e Instagram da entidade.

O ponto alto da programação será a live “Novas Anitas”, que irá reunir no dia 16 de setembro a vice-presidente nacional do PDT e presidente da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, a presidente do CPERS, Helenir Schurer, e a voluntária e alfabetizadora de mulheres adultas Denise Mendes para um bate-papo sobre empoderamento feminino e a atuação da mulher na sociedade gaúcha. “Nosso objetivo com esse projeto é mostrar que a luta está apenas começando e que não são apenas as grandes mártires que escrevem essa história. Estamos aqui para dizer que a história do empoderamento feminino se escreve todo dia. E é feita por mulheres como nós”, afirma a 2ª secretária da ASJ e mediadora do debate, Marisa Comin.

Como já é tradição, o DTG traz também uma programação infanto-juvenil voltada aos estudantes do sistema público de ensino. No dia 14 de setembro, será promovida uma live teatral para o público jovem sobre a relação entre Anita e Giuseppe Garibaldi, unindo humor, história e reflexão. A construção do projeto é baseada na cartilha educacional desenvolvida pela ASJ, que resume a vida e a trajetória da homenageada. “Nosso projeto cultural é tradicional na Semana Farroupilha e sempre busca trazer um recorte pertinente ao tema proposto pelo MTG, e neste ano não seria diferente. É uma oportunidade de desnudar as mazelas de nossa própria sociedade e valorizar o feminino”, destaca o vice-presidente da ASJ e coordenador do projeto, Luis Fernando Alves da Silva.

A Semana Farroupilha da ASJ ainda conta com concurso cultural voltado para crianças e adolescentes que terá como grande prêmio um Notebook. Vence quem acertar mais questões de um quiz on-line sobre Anita Garibaldi. O questionário ficará aberto até o dia 20 de setembro e os resultados serão divulgados pela entidade nos canais de comunicação no dia 22/9. Em eventual empate, o prêmio será sorteado entre os vencedores.

Acompanhe a programação completa:
13/9 – Quiz Anita Garibaldi no Instagram e Facebook da ASJ
14/9, às 15h – Live teatral “Anita uma mulher à frente do seu tempo” no YouTube da ASJ
15/9 – Dicas na dramaturgia e na literatura sobre Anita Garibaldi no Instagram e Facebook da ASJ
16/9, às 19h – Live “As Novas Anitas” no YouTube da ASJ
17/9  –   Vídeo institucional DTG Morro da Tapera