Advogado, tradicionalista, poeta, músico e escritor de Encantado, na 24ª Região Tradicionalista, faleceu neste domingo, 21 de junho, o Conselheiro Benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Jorge Moreira, aos 91 anos.

Jorge recebeu o título de Cidadão Honorário de Encantado 1988 e foi um dos fundadores do CTG Giuseppe Garibaldi, de Encantado, em 1961, tendo sido seu Patrão por mais de dez anos. Também atuou como coordenador da 24ª RT e foi vice-presidente jurídico do MTG.

Presidiu os 40º e 45º Congressos Tradicionalistas Gaúcho, em Dom Pedrito e Guaporé. Foi Presidente dos Clubes Comercial, Clube Recreativo, Associação Comercial e Industrial, Esporte Clube Encantado, Rotary Clube de Encantado. Foi vereador e presidente da Câmara de Encantado de 1969-1973.

Foi sócio da Estância da Poesia Crioula do Rio Grande do Sul, desde 1995, tendo participado de todas as Coletâneas anuais. Foi sócio fundador da Academia Literária do Vale do Taquari Alivat), em 2005.

Foi compositor inúmeras letras, premiado em diversos festivais nativistas, como Peña da Canção Crioula de Lajeado e do Canto da Lagoa, de Encantado. Publicou pelo menos oito livros.

Viúvo, deixa dois filhos, três netos e um bisneto.

Compartilhe

Deixe uma resposta