Live marca o lançamento da Comissão Estadual do Bicentenário de Anita Garibaldi

Na próxima quarta-feira (31/03), às 17h, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) realizará uma live de apresentação da Comissão Estadual das Comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi.

A transmissão ocorrerá pela fanpage da Sedac no Facebook (facebook/rs.sedac).A live de lançamento contará com a presença da secretária de Cultura, Beatriz Araujo, da secretária adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, da presidente da Comissão do Bicentenário, Elma Sant’Ana, e da representante do Instituto Anita Garibaldi, Alessandra Motta, com canja musical da cantora Deise Veiga.

A mediação será feita por Vinicius Brito, coordenador de Cultura da Famurs.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória de Anita, o Decreto nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, instituiu, no Estado, o Ano de Anita, dedicando 2021 às comemorações pela passagem dos 200 anos de nascimento da heroína.

Uma comissão foi nomeada pelo governador Eduardo Leite para coordenar as festividades no Rio Grande do Sul, integrada pelas secretarias estaduais da Cultura (Sedac) e do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Conselho Estadual de Cultura (CEC), Consulado da Itália em Porto Alegre, Instituto Anita Garibaldi, Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e Fundação Cultural Catarinense. A presidente da comissão é a escritora e pesquisadora Elma Sant’Ana, fundadora do Instituto Anita Garibaldi, autora de diversos livros sobre a vida de Anita Garibaldi e reconhecida internacionalmente pela proficiência no assunto.